Monday, September 15, 2008

Lisboa é cem por cento ciclável e colinas são mitos, defende investigador

Lisboa é uma cidade boa para andar de bicicleta, garante um
engenheiro civil que durante cem dias optou por deslocar-se na capital a
pedalar, abdicando de autocarros, carros, táxis e metropolitano.


Após mais de cem dias e 1200 quilómetros de bicicleta percorridos
em Lisboa, Paulo Guerra dos Santos concluiu que a capital "é cem por cento
ciclável e que as desculpas das colinas, do tráfego e do clima são mitos".


"As colinas ocupam quinze por cento da área urbana da cidade. 80 por cento
das cerca de 700 mil pessoas que habitam em Lisboa moram e trabalham fora das
áreas das colinas. A maioria dos fluxos que se fazem dentro da cidade
(casa-trabalho) são na marginal e no eixo Baixa-Campo Grande, na sua maioria
zonas planas ou muito suaves", explicou à Lusa o investigador, responsável
pelo projecto "100 dias de bicicleta na cidade de Lisboa".


O clima é "um dos melhores da Europa, nunca está demasiado frio nem demasiado
calor".

O tráfego automóvel é um problema "apenas no início", e até levou
Paulo Santos a pedalar nos passeios.

"Quando comecei o projecto não fazia ideia do que era andar em Lisboa de
bicicleta. Nem bicicleta tinha. Tive de pedir uma emprestada. As duas primeiras
semanas foram difíceis. Confesso que andei muito em cima de passeios, mas fui
desaconselhado a abandoná-los e a passar para a estrada. Aos poucos vamos
ganhando confiança e deixamos de olhar para trás", recordou.

Além de desfazer mitos, Paulo Santos conferiu que "andar de carro não faz
sentido e é um custo enorme".

"A bicicleta custou-me 300 euros e já está mais do que paga com o dinheiro
que poupei em gasolina e passes", referiu.

Mas há mais, andar de bicicleta também traz benefícios para a saúde, "com
pouco esforço ajuda a manter uma certa forma física".

Acima de tudo é "um excelente veículo para promover a mobilidade".

Em Lisboa faltam ciclovias, que podem ser providenciadas "com algo tão
simples como uma mudança na legislação que permita que as bicicletas possam
partilhar a faixa do 'bus'".

"Há zonas em que é possível estreitar as faixas dos automóveis e alargar a
do 'bus', colocando ali um metro especificamente para o ciclista e há muitas
avenidas onde há espaço para isso não prejudicando", defendeu o
investigador.


Alargar o horário em que as bicicletas podem ser transportadas no metro
"também seria benéfico", bem como adoptar uma ideia já aplicada em

algumas cidades norte-americanas: "colocar ganchos na frente dos autocarros
onde dá para pendurar duas ou três bicicletas".

O projecto acabou e o investigador garante que vai continuar a utilizar a
bicicleta para deslocar-se na cidade e deixa um recado: "é preciso criar a
noção que os carros não são bem-vindos no centro".

http://100diasdebicicletaemlisboa.blogspot.com/

14.09.2008

Lusa

1 comment:

RH said...

Andar de bicicleta em Lisboa está a tornar-se cada mais vez mais frequente. Cada vez mais pessoas se aventuram na cidade. Muitas não o fazem pois não se sentem confiantes. A Cenas a Pedal lançou recentemente cursos de condução de bicicleta, indicados para quem não sabe andar ou para quem sabe mas deseja melhorar as suas competências. Recomendo. http://www.cenasapedal.com